terça-feira, 12 de junho de 2012

Cúpula dos Povos acontece em Rio Grande/RS

Carlos RS Machado[1]; Caio Floriano dos Santos[2] e Wagner Passos[3]

No ano de 1992 foi realizada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), vinte anos após Estocolmo 1972, a segunda conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida mundialmente como Rio-92 ou Eco-92. Como vem sendo amplamente o Brasil volta a ser sede desta conferência no ano de 2012, e esta vem sendo chamada de Rio+20.

Procurando entender o que seria discutido durante este evento, bem como nos eventos paralelos, organizou-se durante os meses de abril uma série de seminários na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para se discutir os principais temas da Rio+20 (evento oficial) e apresentar e entender o evento paralelo chamado “Cúpula dos Povos: por justiça social e ambiental”, que acontecerá no Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo.

A partir destas discussões surgiu-se a ideia de se realizar em Rio Grande/RS a Cúpula dos Povos daqui, nesta perspectiva foram se agregando diversas entidades, movimentos sociais, coletivos e outros, para que de forma coletiva pudéssemos planejar e organizar este evento.

Após muito esforço e discussões foi organizado o evento “Semana do Meio Ambiente integrada a Cúpula dos Povos daqui”, que discutirá temas importantes para o município e região, como: Pólo Naval, Porto do Rio Grande, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Educação, Diversidade, Populações Tradicionais, Desenvolvimento, Sustentabilidade e outros, sendo aberto a toda população e aos movimentos sociais.

O evento acontecerá na FURG (Campus Carreiros – Pavilhão 4) entre os dias 11 e 15 de junho, com a Marcha dos Povos no dia 17 de junho, reunindo todos os movimentos socioambientais e coletivos participantes (Concentração no Cassino às 14 horas em frente ao ArtEstação). A abertura do evento acontece no dia 11 de Junho às 10 horas no Centro de Convivência do Campus Carreiros da FURG. Esperamos a presença de todos.



[1] Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG);
[2] Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG (Bolsita FAPERGS/CAPES);
[3] Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG;

Nenhum comentário:

Postar um comentário